Avenida dos Autonomistas, 896 Torre 2 Sala 2603 / 2604
corporesanoes@gmail.com
(11) 4397-8137 - (11) 98616-0744

Blog Corpore Sano

18
nov

6 DICAS PARA CUIDAR DA PELE NO VERÃO

O verão é muito esperado por conta das férias, praia, calor, diversão… não é à toa que ficamos tão ansiosos para a chegada do fim de ano! Nessa estação os dias são mais claros e parecem mais longos, o que aumenta a nossa disposição e deixa todo mundo mais animado para aproveitar o tempo. Sim, o sol é muito importante para deixar as pessoas de bem com a vida, mas é necessário se divertir com proteção! Nesse verão, cuide da sua pele para evitar futuros problemas como o envelhecimento precoce, câncer de pele e outros tantos malefícios. Veja algumas dicas para curtir o verão sem preocupações:

1- Use e abuse do protetor solar
Vamos começar dando o conselho que merece sempre ser lembrado: Use o protetor solar! Não apenas no rosto, como no corpo inteiro. O indicado é aplicar o produto cerca de meia hora antes de se expor ao sol. O protetor solar será seu melhor amigo no verão para evitar o envelhecimento, ardência e até o câncer de pele.
As crianças, a partir de seis meses de idade já podem usar o filtro solar. Caso a criança tenha uma idade inferior, procure ficar na sombra para protege-la.

2- Evite a exposição ao sol em horários inadequados
Além de nunca esquecer de passar o protetor solar para evitar problemas mais sérios, uma dica para fugir do ressecamento de pele é evitar tomar sol entre 12h e 16h, período em que sua incidência é mais forte e prejudicial.

3- Acessórios que podem (devem) ser utilizados
No verão é importante usar chapéu e roupas de algodão nas atividades ao ar livre, pois eles bloqueiam a maior parte da radiação UV. Tecidos sintéticos, como o nylon, bloqueiam apenas 30%. Evite a exposição solar entre 10 e 16 horas (horário de verão). As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro objeto que tem extrema importância são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.
4- Se Hidrate
Para ficar com a pele bonita e hidratada, é importante levar em consideração que de nada adianta caprichar nos tratamentos estéticos e não se cuidar internamente. Nesse quesito, uma das medidas indispensáveis para ajudar a combater o ressecamento é não deixar de beber bastante água ao longo do dia, já que o líquido funciona como uma hidratação que age de dentro para fora.
Por isso, além de redobrar o cuidado com cremes e sabonetes específicos para a pele seca durante o Verão, também é indispensável criar o costume de consumir, em média, dois litros diários de água por dia.

5- Mantenha uma Alimentação Equilibrada
Alguns alimentos podem ajudar na prevenção aos danos que o sol causa à pele, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois contêm carotenóides, substância que se deposita na pele e tem importante ação antioxidante. Ela é encontrada em frutas e em legumes de cor alaranjada ou vermelha.
No verão estamos mais dispostos a comer de forma mais saudável, ingerindo carnes grelhadas, alimentos crus e cozidos; frutas e legumes com alto teor de água e fibras e baixo de carboidratos. Apostar nesses alimentos ajuda na hidratação do corpo, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.

6-Tome uma ducha com água fria
Depois de um dia de calor e exposição ao sol, nada melhor do que um banho gelado! Além de refrescar, a água fria pode fazer bem para sua pele, pois ela ajuda a ativar a circulação sanguínea e estimula o funcionamento do organismo. Com o sangue circulando melhor pelo corpo, o resultado é um brilho natural e saudável para a pele.

Leave a Reply