Avenida dos Autonomistas, 896 Torre 2 Sala 2603 / 2604
corporesanoes@gmail.com
(11) 4397-8137 - (11) 98616-0744

Blog Corpore Sano

13
fev

Cuidados Para o Carnaval

O clima de diversão de Carnaval já está no ar e os preparativos não param para quem vai viajar ou curtir os bloquinhos. Porém, é importante lembrar os foliões de que alguns produtos usados de forma errada podem causar sérios danos à pele, e principalmente à saúde.
Confira algumas dicas para curtir esses dias de uma forma saudável:

Proteção solar:

Para evitar queimaduras solares no carnaval, deve-se usar chapéu, óculos de sol e o filtro solar com FPS30, no mínimo, e reaplicar a cada 2h porque o produto sai com o suor. A preferência fica para os filtros solar físicos (com cor), que proporcionam maior aderência à pele; ou aqueles apropriados para esporte, que têm durabilidade e resistência maior ao suor. Se possível, vale usar camisa para também proteger o corpo, principalmente os ombros.

Fantasias, maquiagens e purpurinas:

Escolher fantasias leves e não exagerar na maquiagem. Usar makes e brilhos de marcas de confiança para evitar dermatite de contato e alergias.

Espumas, tintas e sprays:

As espumas usadas no carnaval costumam conter substâncias tóxicas. Portanto, deve-se tomar cuidado, pois o contato com a pele pode causar reação alérgica. Já as pinturas podem ocasionar as dermatites de contato.

Em relação aos sprays para colorir os cabelos, eles podem provocar ardência ou coceira depois da aplicação. Após usar algum desses produtos e desenvolver qualquer tipo de irritação, a recomendação é lavar a área afetada imediatamente e, em casos de piora, o recomendado é que você procure um dermatologista para tratar a área que foi prejudicada.

Atenção especial com as crianças:

Se a ideia é levar as crianças para o bloco ou praia, vale tomar alguns cuidados com os pequenos, evitando fantasias com tecidos sintéticos que esquentam e podem causar alergia; aproveitando fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga; e não deixando as crianças com roupas molhadas para não provocar micoses. Essas dicas também servem para os adultos.

Cuidados com os pés:

Proteger os pés de calosidades, traumas e risco de cortes. Usar sapatos confortáveis, folgados ou tênis. Se tiver bolhas nos pés, o melhor é não estourar para não infeccionar e proteger o local com um curativo e usar calçados que não provoquem atrito na região.

Se você leu até aqui, parabéns! Agora você está pronto para curtir o Carnaval sem esquecer do que realmente importa: sua Saúde!

Leave a Reply